A Fábrica da Pólvora fica no vale de Barcarena, local abundante de água, e constituiu um pólo aglutinador da população da freguesia e zonas circundantes.
As primeiras referências à ocupação deste vale indicam a instalação de umas Ferrarias, em 1487, para o fabrico de armas, mas só no século XVII, cerca de 1618-19, terá funcionado a primeira oficina para o fabrico da pólvora negra. As ferrarias acabariam por encerrar no final do século XVII. A oficina de pólvora foi-se adaptando e ajustando aos vários tipos de pólvoras, às novas maquinarias e às diversas fontes de energia, até ao seu encerramento em 1988.
A Fábrica da Pólvora foi determinante para a vida económica e social de Barcarena durante séculos.
Em 1995 a Câmara Municipal de Oeiras adquire as instalações transformando-a num complexo aberto a todos, em 1998, onde estão instalados alguns serviços da CMO, vocacionado para atividades culturais, lazer e divertimento.
Integrados na área da antiga fábrica da Pólvora de Barcarena, os jardins e o parque urbano conferem um carácter idílico aos diferentes espaços deste antigo complexo industrial. A visitar: o Jardim da Caldeira dos Engenhos, o Jardim das Oliveiras, a Praça do Sol, o Pátio do Enxugo o Edifício das Oficinas a Vapor e o Edifício das Galgas. |
Sem comentários:
Enviar um comentário