quinta-feira, 1 de junho de 2017

Santa Iria de Azoia - Fotos antigas

Santa Iria de Azóia é uma vila portuguesa do concelho de Loures
Santa Iria fez parte do concelho de Alverca até à sua
extinção em 1855, tendo então passado para o de Vila
Franca de Xira. Em 1886, com a criação do concelho 
de Loures, ficou nele integrado, facto que causou inúmeras
disputas territoriais entre Loures e Vila Franca. Em 28 
de Julho de 1896, foi-lhe anexada a vizinha freguesia
de São João da Talha (que então integrava a atual 
Bobadela), a qual só se voltaria a autonomizar em 1 de 
Março de 1939, através do Decreto-Lei n.º 29648 . Além 
disso, incluiu ainda, até 13 de Abril de 1916, o território da 
atual Póvoa de Santa Iria, que nessa altura se também 
autonomizou em freguesia independente. Até esta data era 
uma extensíssima freguesia, com cerca de 20 km². As disputas 
em torno do território cessaram apenas em 8 de Novembro de 
1926, quando o governo da ditadura militar decidiu pela a 
manutenção de Santa Iria no concelho de Loures, e a 
transferência da Póvoa de Santa Iria para Vila Franca,
através do decreto n.º 12614 .
Santa Iria de Azóia foi elevada a vila em 1 de Fevereiro de 1988,
através da lei n.º 22/88, de 1 de Fevereiro.
Em Santa Iria nasceu (na povoação de Pirescoxe), em 1947,
o atual secretário-geral do PCPJerónimo de Sousa. E, onde 
o escritor inglês Martin Page passou quatro anos a escrever o livro,
A primeira aldeia global, Como Portugal mudou o mundo.





















O Moinho velho, que era na altura novo!

A peixeira Palmira








Palácio Reynolds.










Tio Condado, Maria Avelina e Tia Chineca.


Alfredo caraguitos, Quirino, José Marricho, Tio Macuca
 e Maria Avelina, em 2022 só a Maria Avelina é viva!

                                                                                    





















Turma do pé descalço - quando imperava a igualdade
 na pobreza!














Os meus avós, os meus pais e familiares, e eu, ainda
 só existia, como projeto!

Em 2022, só 3 pessoas são vivas, o Henrique Gomes
o António José (Tolas) e o Guliver




As 1ªs eleições livres depois do 25/4/1974 

Manifestação após 25 de Abril de 1974





















                                                                                 
 










































































Segundo me disseram o meu pai entrava em todas! 
Jogava à bola tocava ferrinhos na Banda musical
da Sociedade, era diretor e era ele que estava incumbido
de arrancar com o gerador," o que não era pera doce". E como não
bastasse, era motorista de camionetes na Covina, carros sem direção
assistida. Por isso, arranjou uma doença pulmonar!




1º de Maio de 1974
Os meus tios!



                                                                                    

































Eu, no Caramulo em 1952


!971, ainda não existia a Urbanização da
 Quinta da Piedade.





Em 1972



Em 1971




































































    
                                                                                    



















Palácio de Vale Flores
                                                                                   






















                                                                                  






                                                                                  







Castelo de Pirescoxe
                                                                                   








































Fábrica Evinel
                                                                                    














                                                                                  




































Foi neste bilhar que eu fui campeão de Santa Iria ,
sem derrotas, com 16anos!




































No casamento do "Tonecas"


                                                  Tinha 4 anos e lembro-me da inauguração
                                           da luz, estava todo o pagode de Santa Iria de Azoia,
                                           na varanda da sociedade.
Palácio Reynolds

A quinta de Vale Flores








Pescadores de Santa Iria , na Barragem do Maranhão

A antiga escola primária, onde estive na 2ª e 3ª classe
e na pré-primária, não oficial na Sra. Gininha,
 uma senhora muito bem-educada e bem-falante!








Covina


Recordação do Passeio Fluvial à Cova do Vapor e
Alcochete em 23/08/1936, da Esq. para a Dir. João Pereira,
ao centro o meu pai, Guilherme Branco, à dir.
Guilherme Silva (o Galhé)

Foto tirada em Vale de Maceira - Alfeizeirão,
As camionetes da Covina que iam buscar lenha para os 
seus fornos - à esq. o Quirino, depois o condutor daquela
camioneta (Eu conheci-o, mas esquece-me o nome).
A seguir o pai do Tonecas e depois o meu pai.

Passeio a Vialonga em 1944 - São eles da esq. para a dir.
Joaquim Costa, José da Silva Pinto (Zé Ruim), Rui Moreira,
Landelino Porto, agarrado ao pau o meu pai, e Luís Porto.
Já nenhum é vivo.


O meu pai - bonitão
Guilherme Martins Branco

Meu pai, com os meus avós - família Branco
Avó Engrácia e avô António Branco
em 1958

Meus pais
1958

Eu com meu tio Chico
1958, tinha 12 anos

1 comentário: