quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
Convento de Mafra e suas salas interiores
O Convento/Palácio Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra, no distrito de Lisboa, em Portugal, a cerca de 25 quilómetros de Lisboa. É composto por um palácio e mosteiro monumental em estilo barroco joanino, na vertente alemã. Os trabalhos da sua construção iniciaram-se em 1717 por iniciativa de João V de Portugal, em virtude de uma promessa que fizera em nome da descendência que viesse a obter da rainha dona Maria Ana de Áustria.
O edifício ocupa uma área aproximada de quatro hectares (37.790 m2). Construído em pedra lioz abundante na região de Mafra é constituído por 1200 divisões, mais de 4700 portas e janelas, 156 escadarias e 29 pátios e saguões.
Classificado como Monumento Nacional em 1910, foi um dos finalistas da iniciativa Sete Maravilhas de Portugal a 7 de Julho de 2007.
|
Sala de jantar
Casa de jantar de finais do século XIX. A mesa e cadeiras foram executadas
na Penitenciária de Lisboa e oferecidas ao rei D. Carlos.
|
Oratório Sul
Capela privada dos aposentos do Torreão Sul, originalmente destinados à rainha.
Pintura do teto de Cirilo Volkmar Machado, mandada executar pelos Príncipe Regente D. João (futuro rei D. João VI) e sua mulher, D. Carlota Joaquina, em finais do século XVIII. Representa S. João Baptista, S. Carlos Borromeu e Sto. António prostrados diante da Santíssima Trindade pedindo descendência para o trono.
|
Enfermaria De destacar como espaços conventuais mais significativos o Campo Santo e a Enfermaria |
Cúpula O zimbório, com 65 m de altura e 13 m de diâmetro, foi a primeira cúpula construída em Portugal. |
Subscrever:
Mensagens (Atom)
-
O Convento/Palácio Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra , no distrito de Lisboa , em Portugal , a cerca de 25 quilómet...
-
Há mais um passadiço: o de Loures começa na ponte sem nome e acompanha o Tejo São seis quilómetros de uma estrutura de madeira que vai ligar...