sexta-feira, 27 de abril de 2018

Sintra

Sintra é uma vila portuguesa pitoresca, localizada no centro
das colinas da Serra de Sintra. Este clima ligeiramente mais fresco
atraiu a nobreza e elite de Portugal, cuja construiu palácios 
requintados, residências extravagantes e jardins decorativos.
A variedade de edifícios históricos fascinantes e as belíssimas 
paisagens estabeleceram Sintra como um dos melhores
destinos turísticos, assim como a viagem complementar mais popular 
a partir de Lisboa.















O Palácio Nacional de Sintra, situado no centro histórico da Vila, é um monumento único e incontornável pelo seu valor histórico, arquitetónico e artístico.
De todos os Palácios que os monarcas portugueses mandaram erigir ao longo da Idade Média, apenas o de Sintra chegou até aos nossos dias praticamente intacto, mantendo a essência da sua configuração e silhueta desde meados do século XVI. As principais campanhas de obras posteriores à Reconquista cristã (século XII) foram promovidas pelos reis D. Dinis, D. João I e D. Manuel I, entre finais do século XIII e meados do século XVI. Estas obras de adaptação, ampliação e melhoramento determinaram a fisionomia do palácio.















Fonte da Pipa, em Sintra, ornada por paineis de azulejo, exibe uma inscrição lapidar sobre a «pipa» em pedra, referenciando o ano de 1787. A rainha D. Maria I determinou a restituição da água ao povo, «LIVRANDO-O DA OPRESSAM QUE LHE CAUSAVA A FALTA DE AGOA», que o Marquês de Pombal desviara para as suas propriedades que circundavam o fontanário.
A sua origem é contudo mais remota, segundo um documento do século XIV no Arquivo Histórico de Sintra e que refere como morada de um procurador da Vila de Sintra na Fonte da Pipa.




Em plena Volta do Duche, está edificada a famosa Fonte Mourisca, obra de 1922, realizada pelo escultor José da Fonseca. Segundo o autor da obra, a fonte foi idealizada para “dignificar a água mais apreciada de Sintra”. É um exemplo vivo da arquitectura modernista dos anos 20 e um ponto de paragem obrigatório a caminho do centro histórico de Sintra. 


































Sem comentários:

Enviar um comentário